XII Mostra de Performance
NEGRÍNDIOS - IMAGENS E EMERGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
14 a 18 de Novembro de 2022
Confira a Programação da XII Mostra de Performance!
Texto Curatorial da XII Mostra de Performance
Argumento
Entender as sociedades contemporâneas, vivenciá-las estética e politicamente, podem implicar reações comportamentais, que se movem nos variados pontos-de-fuga, dispersos entre o horizonte infinito do agora, as emergências do Eu social, inquieto e lúcido e a imprecisa "perspectiva espaço-temporal" do amanhã.
"Nós, o Povo" - Preto e os Povos Originários - "Negríndio", existimos e re-existimos entre cidades, rios, florestas, campos, plantações, mares, montanhas, agrestes e sertões. E, sufocados(as) pela ideologia do desenvolvimento utópico, com afirmativas de negação, fomos levados para tudo o que não somos e para onde não queremos ir.
A XII Mostra de Performance: Negríndios, Imagens e Emergências Contemporâneas, surge para abrir o espaço galerístico da academia das “belas artes” ao discurso autônomo de artistas em suas diversas linguagens, não somente como atestado da sua existência, mas com afirmação de um corpo político, social, estético e atuante que necessita ser ouvido. Vem acordar o índígena que em mim habita mais alto e manifestar o preto que soa mais forte na arte do meu corpo. A XII Mostra Negríndios se levanta para cantar os sonhos possíveis, sóbrios e inquietos dos mais desejosos gozos poéticos e chamar atenção para o ecocídio e o etnocídio crescente no Brasil distópico do agora.
A partir dessa premissa, questionamos: Porque as artes do agora, indubitavelmente constroem campos de reflexões emergenciais para discutir as inquietações do eu social? Quais as emergências que a arte da performance pode, para recompor as ações imprecisas, às vezes duvidosas, situadas nas fronteiras da arte e da vida? Porque os estudos das performances afro-ameríndias podem ser altamente eficientes para uma educação inclusiva na formação acadêmica?
O que pretendemos é consagrar a arte do que sou em seus fluxos vorazes, inquietos e resistentes, embalados na envolvência de "rituais artísticos" revigorados, contra as "subjetividades excludentes", na emergência do agora.
Ricardo Biriba
Curador
Edital Público da XII mostra de Performance: Negrindios, Imagens e Emergências Contemporâneas
Salvador, 19 de setembro de 2022
período de inscrições: 19/09 a 31/10/2022
Acesse o Formulário de inscrições aqui: (link do formulário)
A XII Mostra de Performance: Negrindios, Imagens e Emergências Contemporâneas segue a jornada anual com uma atuação constante como evento acadêmico público, voltado para a arte do corpo e da imagem com ações sob o formato de performances, vídeoperformances, fotoperformances e teleperformance.
O evento propõe intervenções que problematizam as emergências contemporâneas com base no texto curatorial que tem como foco: "chamar atenção para o ecocídio e o etnocídio crescente no Brasil distópico do agora".
O evento será composto por: exposição, palestras e conferências de pesquisadores convidados, giro de conversa com artistas integrantes da Mostra e lançamento do Catálogo Virtual da Mostra anterior.
Os nossos desafios e objetivos são: ampliar os espaços de atuação de artistas, performers, movimentos insurgentes, coletivos artísticos e sobretudo a arte negra e indígena contemporânea; abrir espaços para a arte da performances suas variantes; fomentar discussões sobre arte de ação, arte contemporânea e performance negra e indígena; realizar mesas de discussões, rodas de conversas, conferências e debates sobre o papel da arte da performance e do artista/performer na contemporaneidade, suas implicações sociais, políticas e culturais; articular o tema proposto: Imagem e emergências contemporâneas com os discursos poéticos, visuais, performativos, políticos e geo-artísticos necessários às transformações do presente.
Público alvo
Trata-se de um evento aberto ao público, especificamente artistas visuais, performers, dançarinos, atores, músicos, artistas de um modo geral e amantes da arte.
A Mostra será composta por: apresentação de performances e teleperformances, exposição de fotoperformances, e videoperformances; palestras e conferências de pesquisadores convidados, giro de conversa com artistas integrantes da Mostra. O evento será realizado na Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da UFBA no período de 14 a 18/11/2022 com transmissão ao vivo plataforma ZOOM e YouTube.
Procedimentos curatoriais
O perfil do evento, entende que os princípios curatoriais na seleção dos trabalhos inscritos, adotam uma forma dinâmica e flexível, analisando a coerência com o tema sugerido, levando em consideração o argumento que embasa A XII Mostra de Performance: Negrindios, Imagens e Emergências Contemporâneas.
O método a ser empregado prever uma análise conjunta e colaborativa do corpo curatorial, objetivando selecionar as obras de maior relevância poética, impactos sociais e originalidade estética e conceitual que apresentem em seu discurso, reflexões críticas implicadas com a problemática do ecocídio e o etnocídio crescente no Brasil distópico do agora.
Regras para inscrição
1.Trabalhos na modalidade VIDEOPERFORMANCE e TELEPERFORMANCE
1.1 Os artistas interessados em participar na modalidade VideoPerformance e TelePerformance devem enviar vídeos editados da performance a ser apresentada explicitando a sua modalidade. O vídeo deve obedecer ao formato MP4 com resolução máxima de 1280 x 720p, tamanho máximo 200 MB e tempo máximo de 5 min;
1.2 O envio deve ser exclusivamente via https://wetransfer.com/ ou diretamente para o email xiimostradeperformanceufba@gmail.com a depender do tamanho do arquivo.
1.3 As temáticas das performances devem contemplar a proposta apresentada no argumento que dá suporte à Mostra: NEGRINDIOS - IMAGENS E EMERGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS. Acima descrito.
1.4 Imagens com nus, violência, sexo, assim como utilização de áudios, trilhas sonoras e musicais que comprometa direitos autorais são de total responsabilidade do performer que assina a obra. A Mostra de performance em nome da sua coordenação chama a atenção que o YOUTUBE e o FACEBOOK poderão bloquear vídeos ASSIM COMO A SUA TRANSMISSÃO nesses canais que contenham cenas de natureza comprometedora com a censura correspondente ao descrito em sua legislação.
1.5 O artista, obrigatoriamente, deve autorizar ou não a publicação da obra de sua autoria em canais específicos da XI Mostra de Performance. Assim como caberá ao corpo curatorial analisar o teor das imagens autorizadas pelo artista para emitir parecer final aprovando ou não a sua publicação.
1.6 Cada artista poderá inscrever um único trabalho por modalidade.
1.7 A obra na categoria TelePerformances deve ser inscrita indicando a opção apresentação e serão apresentadas ao vivo em vídeo conferência sala privada em plataforma a ser divulgada com acesso restrito aos inscritos nessa categorias. Todos os trabalhos serão transmitidos ao vivo no canal da Mostra de Performance do YOUTUBE e em telão aos presentes na Galeria Cañizares de acordo com a programação a ser divulgada.
2. Trabalhos na modalidade FOTOPERFORMANCE
2.1. Os artistas interessados em participar com Fotoperformances impressas na galeria Cañizares devem obedecer o seguinte padrão:
_ Formato não deve ultrapassar 1 m de largura altura máxima 3 m
_ as obras podem estar em formato díptico, tríptico ou políptico até 5 pranchas (neste caso devem estar dispostos em espaço máximo de 2 m largura)
_ as obras físicas devem ser entregues na Escola de Belas Artes da UFBA - SALA 3 prédio anexo ao casarão principal - Av. Araújo Pinho 212, Canela, Salvador BA CEP 40.110-150 - tel: 32837920; horário das 13 às 17h; segunda à sexta feira até 04/11/2022
_para a seleção dos trabalhos dessa modalidade, os mesmos podem ser fotografados e enviados via https://wetransfer.com/ ou diretamente para o email xiimostradeperformanceufba@gmail.com a depender do tamanho do arquivo.
2.2. Os artistas interessados em participar da galeria virtual na modalidade FotoPerformance devem enviar sua obra em formato JPEG, ou JPG resolução 200 dpi.
O envio deve ser exclusivamente via https://wetransfer.com/ ou diretamente para o email xiimostradeperformanceufba@gmail.com a depender do tamanho do arquivo.
2.3. As temáticas das performances devem contemplar a proposta apresentada no argumento que dá suporte à Mostra : NEGRINDIOS - IMAGEM E EMERGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS. Acima descrito.
2.4. Imagens com nus, violência, sexo, são de total responsabilidade do performer que assina a obra. A Mostra de performance em nome da sua coordenação chama a atenção que o YOUTUBE, FACEBOOK e INSTAGRAM poderão bloquear imagens que contenham cenas de natureza comprometedora com a censura correspondente ao descrito em sua legislação.
2.5. O artista obrigatoriamente deve autorizar ou não a publicação da obra de sua autoria em canais VIRTUAIS específicos da XI Mostra de Performance. Assim como caberá ao corpo curatorial analisar o teor das imagens autorizadas pelo artista para emitir parecer final aprovando ou não a sua publicação.
2.6. Cada artista poderá inscrever nesta modalidade, fotografias em díptico, tríptico ou políptico (duas, três ou mais imagens até cinco no máximo) pertencentes ao conjunto da obra inscrita.
2.7. Os trabalhos selecionados na categoria Foto Performance serão expostos em galeria virtual a ser criada especificamente para a Mostra de performance e será aberta a visitação ao público de forma irrestrita no site: https://www.mostraperformance.com
3. Trabalhos na Modalidade Performance
As performances deverão respeitar o limite de 20 (vinte) minutos de duração; é proibido o uso de materiais corrosivos, fogo, líquidos de qualquer espécie que venha danificar o espaço físico da Galeria.
As performances selecionadas devem realizar previamente reconhecimento do espaço de apresentação da performance.
As performances selecionadas devem estar acompanhada de operador técnico de som, e vídeo.
O resultado da seleção de obras e artistas serão divulgados no nosso Site: www.mostraperformance.com e comunicado por e-mail até 05/11/2022